Marketing de Conteúdo: entenda a importância desta estratégia para sua empresa

Atualmente, em uma época comandada pela internet e pelas redes sociais, a grande maioria dos consumidores brasileiros fazem pesquisas online sobre os produtos ou serviços que desejam adquirir antes de efetuar a compra ou fechar negócio. Portanto, se tornou essencial que as empresas começassem a investir no marketing de conteúdo e na criação de sites e blogs para construir sua presença online.

Afinal, se a sua empresa não estiver na internet e nem for encontrada através das ferramentas de busca, você vai acabar perdendo muitas oportunidades de negócio. Veja, a seguir, algumas dicas para criar o blog da sua empresa e produzir bons conteúdos para atrair o seu público e divulgar a sua marca.

Marketing tradicional x Marketing de conteúdo

Marketing tradicional x Marketing de conteúdo

PRINCIPAIS ELEMENTOS DO BLOG

Existem milhares de tipos de blogs, dos mais informativos e discretos aos mais modernos e descolados – tudo depende da mensagem que se deseja passar através deles, do perfil da empresa e dos visitantes que se pretende atrair.

Contudo, existem alguns elementos fundamentais na construção de qualquer blog cujo objetivo seja gerar tráfego e divulgar uma ideia, produto ou marca. Confira:

Textos de qualidade

Não há nada tão importante na hora de atrair tráfego para o seu blog quanto a sua capacidade de produzir textos e outros tipos de conteúdos que despertem a atenção do público e, quando acessados, mantenham os leitores interessados.

Quanto mais úteis e originais forem os conteúdos do seu blog, maiores as chances dos visitantes acessarem sua página mais vezes, compartilharem as postagens com seus amigos e acabarem chegando até o site da sua empresa, onde poderão conhecer melhor os seus produtos ou serviços, entrar em contato, realizar orçamentos e fechar negócio.

Ao ticar um bom marketing de conteúdo, sua empresa acaba sendo vista como expert no assunto, o que é um diferencial muito importante na hora de conquistar a confiança do consumidor.

Outro ponto importante para produzir bons textos é investir nas técnicas de SEO – Search Engine Optimization, ou simplesmente otimização para motores de busca. Com essas ferramentas, as chances do seu blog aparecer no topo dos resultados de pesquisas em sites como o Google são muito maiores.

Foco na Persona

Os conteúdos devem ser sempre voltados para a persona – um perfil fictício que as empresas criam para representar o consumidor ideal de uma marca ou produto. A persona é sempre baseada em dados e estatísticas reais dos clientes da empresa.

Vamos pegar como exemplo uma livraria especializada em livros infantis, onde o público-alvo são mães de crianças com idade entre 2 e 12 anos. A persona dessa livraria é a Elaine, 35 anos, funcionária pública e mãe de duas crianças, de 5 e 9 anos. Ela gosta de livros que passem boas mensagens e despertem a imaginação, com narrativas breves, para ler para os filhos antes de dormir.

É mais fácil produzir conteúdos pensando nas preferências da Elaine do que para as mães em geral, não é mesmo? Por isso direcionamos o conteúdo do blog com foco na persona, e não apenas no público-alvo.

Layout

Assim como o layout do site da empresa, o layout do blog deve harmonizar cores, estilos e fontes, de acordo com a temática tratada e o impacto que se deseja causar no visitante. Para isso é possível usar a psicologia das cores, além de acrescentar imagens que combinem com os assuntos tratados nos textos.

Outro ponto importante é que o layout seja simples, facilitando a navegação do usuário, e que as páginas não sejam “pesadas” demais, com muitos links, vídeos e imagens, ou podem demorar muito para carregar.

Também é indispensável aderir a um layout responsivo, que permita aos visitantes acessarem o blog de computadores, tablets ou celulares sem que a qualidade ou as informações da página se percam. Afinal, atualmente a maioria das pessoas acessam a internet através de seus smartphones.

CTAS

No marketing de conteúdo, a CTA (Call To Action), também conhecida como “chamada para a ação”,  é uma maneira de convidar o leitor para realizar algo, seja efetuar uma compra, assinar uma newsletter, fazer o download de um material ou conhecer a empresa, loja ou e-commerce em questão.

Uma boa CTA é capaz de incentivar o visitante do blog a realizar a ação que você deseja, o que normalmente irá levá-lo para o próximo passo da jornada de compras.

Benefícios de manter seu blog atualizado

Se você manter apenas o site da empresa, com informações inconstitucionais e de contato, acabará limitando o acesso das pessoas que fazem buscas por produtos ou serviços relacionados à marca. O conteúdo do site é fixo, diferente do blog, que pode trazer diversos assuntos relacionados ao ramo de atuação da empresa, falar sobre curiosidades, compartilhar notícias e responder às dúvidas dos visitantes. Além disso, investir no marketing de conteúdo pode trazer outras vantagens. Veja:

Educando a persona

Se o seu produto ou serviço é uma solução inovadora, muito diferente de outros já encontrados no mercado,  pode ser que o seu público não entenda imediatamente sobre o que se trata, porque ele precisa disso ou como seu produto/serviço poderá ajudá-lo a resolver seus problemas.

Responder todas essas questões e educar a persona, preparando-a para o momento da compra, é uma estratégia muito eficiente e faz parte do marketing de conteúdo.

Geração de Leads qualificados

Gerara tráfego qualificado significa atrair pessoas que realmente possam estar interessadas em adquirir seus produtos ou fechar negócio, e não apenas atrair visitantes em geral, ao acaso, para o seu blog.

Os leads não são pessoas comuns: são possíveis clientes. Pessoas que já têm algum interesse no seu produto, ou que possuem um problema que a sua empresa pode resolver – embora eles não saibam disso ainda. Produzindo conteúdos relevantes, fica mais fácil atingir esse público.

Canal de comunicação

Comunicar-se e desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente é um diferencial importante no mercado atual, onde a concorrência está cada vez maior. No blog, além de oferecer conteúdos planejados com informações úteis para os consumidores, é possível se aproximar dessas pessoas.

A maioria dos blogs possuem espaços para comentários, onde é possível responder dúvidas e conhecer as opiniões e preferências dos visitantes. Essa interação é importante para que você conheça melhor os seus clientes e demonstre que realmente se importa em ouvir a opinião deles.


Fonte: niobiodigital

Caio CostaComentário