Fotos criativas e produzidas para e-commerce e mídias sociais: aprenda algumas dicas
Fotos criativas e bem-produzidas são fundamentais para que sua empresa ganhe destaque na quantidade enorme (e crescente) de conteúdo na internet. Tê-las no portfólio revela que sua marca está um nível acima em relação aos e-commerces e mídias sociais que utilizam apenas imagens em fundo branco, por exemplo. Elas mostram os valores sobre os quais sua empresa está construída – e promovem uma conexão emocional com o potencial cliente ou fã do seu negócio.
No artigo a seguir, organizamos uma série de dicas que farão suas fotos ficarem mais profissionais e que contribuirão para o fortalecimento do branding de sua empresa. Nosso objetivo é gerar reflexões sobre como trabalhar de maneira simples todos os detalhes necessários para isso – antes, durante e depois da sessão de fotos.
CRIAÇÃO
Acerte tudo antes
Uma foto criativa começa muito antes dos cliques. Mas não se iluda. Antes de tudo, é preciso ser profissional e respeitar as necessidades do seu contratante. Por isso, o primeiro passo é entender exatamente o que ele precisa e direcionar a reunião com o cliente para conseguir respostas às perguntas abaixo:
Qual a história da empresa?
Como ela quer ser percebida pelo público?
Qual a paleta de cores que as imagens devem exibir?
Que elementos no cenário remetem à comunicação pretendida pela marca?
Qual o impacto emocional imediato que as imagens devem causar na audiência?
É bom ressaltar a necessidade desse diálogo, pois ainda há fotógrafos que confundem criatividade com liberdade total e, muitas vezes, impositiva.
Criar não é fazer só o que você acha válido; é, antes, procurar o melhor caminho para atingir da forma menos custosa possível determinado objetivo. Por outro lado, isso não significa que um profissional de fotografia deva aceitar todas as demandas sem nenhum posicionamento. Depois de tudo finalizado, o cliente vai agradecer você por contribuir para um trabalho fantástico!
Busque referências
Depois de entender quais são os objetivos do cliente, é hora de buscar referências em outros negócios que já produziram imagens ou utilizaram conceitos semelhantes. A partir desse levantamento, passamos a procurar e criar símbolos capazes de dar à fotografia as sensações que desejamos transmitir.
Que símbolos são esses? São objetos, cenários, características dos modelos (se o mood criativo incluí-los) que, organizados em um contexto, provocam reações no espectador. Iluminação, paleta de cores, e outros recursos plásticos também entram em cena neste momento, tudo para que a mensagem ideal seja transmitida.
PRODUÇÃO
Faça listas
Organize-se! Criatividade também é dar ordem e sentido ao aparente caos do mundo.
Faça uma listagem de todos os objetos que você irá utilizar na sessão de fotos – e onde consegui-los. Isso fará você economizar tempo e dinheiro, em especial se você mora em um grande centro.
Depois, trace um roteiro, consulte os horários de funcionamento dos estabelecimentos que você irá visitar e reserve um dia na agenda para ir atrás de tudo isso.
Depois de passar em todos os lugares, revise se de fato você retirou todos os produtos necessários. Acredite: na correria, podemos nos esquecer de alguma coisa ou mesmo não encontrar algo sem que nos demos conta.
Por isso, não deixe para fazer essas visitas na última hora. Assuma esse compromisso pelo menos três dias antes da sessão de fotos, pois, se ocorrer algum imprevisto, você ainda terá tempo hábil de resolver.
Há uma exceção: frutas, legumes e outros alimentos perecíveis. Compre-os no mesmo dia ou, no máximo, na véspera – para que eles estejam ainda frescos e bonitos durante as fotografias.
Alugue objetos sempre que possível
Seja criativo também na hora de encontrar e obter os produtos que você precisa.
Compre somente o que será utilizado em outras oportunidades e com boa frequência. Vale montar um acervo quando você dispõe de espaço e de boa previsibilidade de uso. Se não for o caso, alugue!
Além de ficar mais barato, você não terá que quebrar a cabeça para guardar tudo o que foi usado em determinada sessão. Afinal, além de tempo, espaço hoje em dia também é dinheiro!
Trabalho finalizado? Organize mais uma vez todos os objetos que você coletou, confira se não está faltando nada e faça o “corre” inverso: reserve um dia para devolver tudo.
Mais profissionais
Para sessões de fotos mais complexas – que requerem muitos objetos, locação de cenário, contratação de modelos etc. –, talvez seja interessante contar com o auxílio de produtores. Eles darão mais segurança e conforto para que o fotógrafo se concentre no que é essencial em seu ofício. O sinal é: caso você se sinta muito sobrecarregado nessas tarefas de produção, talvez seja hora de procurar um especialista.
Cada produtor tem um estilo. Por isso, ao escolher um, busque alguém que tenha os pré-requisitos necessários para determinado tipo de trabalho. Assim, o resultado fica de acordo com o que você e o seu cliente precisam.
Observação: se a sessão de fotografia demandar modelos, é preciso contratar maquiador, manicure e, muito provavelmente, um produtor de moda, também conhecido como stylist.
CLIQUE E EDIÇÃO
Detalhes exigem cuidado!
Quanto mais produzidas e detalhadas forem as imagens, mais correta e precisa a foto necessita ser. Isso porque imagens complexas são mais difíceis de serem alteradas em pós-produção. Adicionar ou trocar elementos, por exemplo, é possível – porém, é mais difícil e caro, além de deixar a foto menos “natural”
Para alcançar este nível de precisão, um time alinhado é fundamental. A produção deve ser cuidadosa para que todas as ideias do cliente e da criação sejam representadas da melhor forma possível. Do fotógrafo se requer atenção e concentração, para que a foto em si seja capaz de resolver a parte pretendida dos elementos.
Já o profissional de edição precisa ser informado e saber de tudo o que aconteceu na sessão de fotos; dessa maneira, todas as sensações planejadas lá na fase de criação chegam ao consumidor, sem surpresas desagradáveis.
Tão importante quanto o clique
Uma edição de fotos com alto nível de complexidade pode levar duas, três horas – ou até mais. Por serem imagens repletas de detalhes, cada um deles deve ser trabalhado. Além de reforçar todas as qualidades de uma fotografia bem-feita, a edição pode fazer alguns “milagres”, como adicionar ou retirar elementos, alterar cor, contraste e iluminação, tudo para deixar a composição ainda mais impactante. Uma foto que contou com uma produção de pouca verba pode também ser melhorada com efeitos de edição.
Por isso, essa etapa do processo é tão importante quanto a do próprio clique. Assim, é essencial que o editor seja alguém que entenda dos fundamentos das artes visuais, de como uma imagem funciona. Uma equipe com fotógrafos e retouchers que têm esse conhecimento consegue muito mais resultado.
Há outros macetes que vamos repassar em artigos futuros. Por enquanto, convidamos você a conferir outros textos do nosso blog. Somados, eles praticamente formam um manual sobre fotografia – que não para de crescer.
Além disso, um conselho final: mãos à obra! A prática faz com que assimilemos o conhecimento e sejamos capazes de desenvolver muitos outros. No futuro, quem sabe, não é você quem vai nos ensinar boas dicas? Bom trabalho!