Importância das Imagens na Conversão de um Ecommerce

Todos os gestores de ecommerce, de qualquer tamanho, sabem a importância do plano financeiro, custo de inventário, gestão logística, gestão de processos, responsividade do site, conquista de tráfego, inbound marketing, mídias sociais, fortalecimento de marca, presença digital, criação de produtos, inovação sobre produtos existentes, mix de SKU's, pricing, costing, etc. Neste mundo de ações e busca pelo equilíbrio no investimento de recursos (pessoas e capital), nem todos pensam na UX (User Experience) na tela imediatamente antes do check-out.

Jeff Bezos, talvez o maior ícone do varejo mundial, tem uma prática simbólica de sempre deixar uma cadeira vazia nas reuniões do C-Suite de sua companhia para imaginarem que ali estaria sentado o consumidor final, ouvindo tudo o que estão discutindo e julgando, opinando, fazendo considerações.

Pensando nisso, a Snapcomm tem grande foco em propor imagens personalizadas, que conversam com o nicho de cada segmento/cliente, para que a experiência do usuário seja cada vez melhor ao avaliar o produto que está prestes a adquirir. Seguem alguns exemplos de soluções em imagens (foto ou vídeo) que podem ser usadas no ecommerce para aumentar taxa de conversão:

Lookbook

A foto Lookbook é usada para mostrar o caimento da peça no corpo de um (a) modelo, de forma que o consumidor possa se ver vestido na peça em si e aumente seu desejo pela conclusão da compra. Tradicionalmente, as fotos são tiradas em fundo branco, mas é uma tendência cada vez mais atual que as marcas escolham fundos de cores diferentes, de forma que a imagem final fique alinhada com a identidade visual de sua marca (e de seu site)

Lifestyle

A foto do tipo Lifestyle é feita, geralmente, outdoor, fora de um estúdio, em uma locação que agregue valor ao conceito da marca e ao produto final que está sendo mostrado. Um ponto de atenção muito importante neste tipo de foto é a escolha correta de peças e acessórios que irão compor o look. Embora este tipo de foto seja mais usada em mídias digitais (como Instagram), não é incomum que sites usem como forma de apresentar o produto, compondo um hall de imagens.

Still Produzido

O Still Produzido foca nos produtos em si, sem presença de modelos na foto, mas contém elementos externos que compõem a fotografia final e são muito atraentes ao consumidor, pois os produtos são ambientalizados e contextualizados de acordo com uma proposta de criação alinhada diretamente com o conceito e identidade visual da marca.

Este tipo de foto pode ser usado para todo tipo de produto, desde cosméticos a peças de vestuário, passando por alimentos, peças de decoração e utensílios domésticos.

Manequim Invisível

Também conhecido como manequim fantasma ou ghost, este tipo de foto é feita com o produto vestido em um manequim e depois este manequim é retirado digitalmente. O consumidor vê como a peça ficaria preenchida, ou seja, vestida, mas sem a presença de modelos nas fotos.

Still em Fundo Branco

Também conhecido como still na mesa, esta fotografia é bastante tradicional, mas não menos relevante do que as anteriores apresentadas, pois tem foco total no produto, livre da presença de outros fatores, de forma que o cliente pode ver exatamente aquilo que está comprando. Pode ser usado por ecommerces de todos os segmentos.

Como citado no início do post, são muitas as variáveis que impactam na taxa final de conversão de uma loja online, mas é importante que o empreendedor esteja atento a testar e validar a participação de todas elas na sensibilidade de seu resultado final. Não há uma fórmula pré-definida a se seguir, pois cada tipo de imagem funciona melhor para um público e/ou produtos específicos. O importante é testar!

Quando falamos num passo antes do cliente entrar no site, como as mídias sociais, por exemplo, há diversos outros tipos de conteúdo que podem ser usados para engajar e despertar interesse no potencial consumidor, levando tráfego para seu site, mas isso será assunto para um outro post.

Gostaram das dicas e informações? Deixem um comentário para sempre aprimorarmos nosso conteúdo! ;-)

Equipe Snapcomm

Caio CostaComentário