Os conceitos por trás da nova identidade visual da Snapcomm
Você já deve ter percebido: a Snapcomm está de cara nova! Toda empresa ativa e relevante em seu mercado de atuação deve se comportar como uma espécie de ser vivo – que, de tempos em tempos, precisa trocar de pele ou dar um tapa no visual para transparecer as mudanças pelas quais passou e os novos caminhos a percorrer.
Foi o que fizemos. Para isso, buscamos a ajuda da agência Sp Mundo Design, que nos guiou muito bem nesse processo de aprimorar e fortalecer nossa identidade.
“Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado. Desde a criação da Snap, modernizamos muito a empresa, que hoje conta com mais estrutura e praticidade para darmos uma resposta rápida aos nossos clientes”, observou a diretora de fotografia de moda e sócia da Snapcomm, Vivi Gondek.
Logotipo
Com o passar do tempo, nosso logotipo deixou de refletir o que de fato é a empresa. A tipografia era um pouco infantil e sem muita personalidade; além disso, não havia entre os sócios um consenso em torno dela. Enfim, já estava na hora de trocarmos de roupa e vestir uma mais apropriada ao nosso estilo de ser.
No briefing, a Sp Mundo Design identificou algumas características que consideramos essenciais para a Snapcomm: cliques em escala, com muitas fotos; o uso constante da tecnologia em todos os nossos processos; e a preocupação de interferirmos o mínimo possível na rotina de trabalho dos clientes. O próprio nome da empresa remete à inovação e a algo futurista.
“A partir disso, buscamos que o logotipo transmitisse os conceitos de empresa moderna, em constante atualização, sempre de olho no futuro e que tem a tecnologia como um dos componentes base do DNA de vocês”, disse o sócio e diretor de Atendimento da Sp Mundo Design, Felipe Bafini.
Ao mesmo tempo, era preciso integrar a isso a ideia de credibilidade, praticidade e discrição. Assim, foi desenvolvido um logo que tivesse um apelo ágil e futurista – mas sem exageros, de forma que transmitisse também uma ideia de neutralidade, sem roubar a atenção das fotos.
Universo visual
Adotamos ainda alguns recursos gráficos retirados do próprio universo da fotografia para compor e reforçar a identidade visual da Snapcomm.
Assim, por exemplo, encontramos nas linhas de escala presentes em todas as câmeras fotográficas uma expressão interessante e sutil que unificasse todos os tipos de serviço oferecidos por nós: do e-commerce às grandes campanhas de moda.
“As linhas, da forma como foram feitas, também passam uma ideia de linha de produção e de velocidade, pois são finas e engrossam no final, dando a sensação de movimento – e da variação de ângulos e do giro da lente para se encontrar o foco perfeito. Além disso, por se tratar de um elemento da própria câmera, esse recurso gráfico também transmite profissionalismo”, argumentou Felipe Bafini.
Outra mudança está nas cores. Se antes usávamos predominantemente o preto, branco e tons de cinza, preferimos nesta nova fase também adotar outras cores, em tons pastéis. Elas estão presentes em todo nosso site, em outras peças gráficas e nos ajudam a deixar ainda mais vivo nosso conteúdo, em especial aos clientes de moda.
“Já passamos por algumas mudanças em nossa história. No início, tínhamos dois nomes, separando nossos trabalhos em e-commerce e em moda. Logo percebemos que essa divisão não fazia sentido e integramos ambas na Snap. Nosso novo logotipo e identidade visual representam uma nova etapa de nossa jornada: ainda mais profissional. Que a gente siga assim, sempre em frente e sem medo de se reinventar”, concluiu Vivi.
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