Saiba mais sobre a importância da direção de arte na fotografia

Uma função que certamente fará a diferença na rotina do seu estúdio, em especial nos trabalhos mais exigentes e elaborados, é o da direção de arte na fotografia. Neste artigo, vamos explicar por que ela é tão importante em campanhas publicitárias, still ambientado e mesmo em algumas fotos para e-commerce.

Como você já sabe, alguns tipos de shooting demandam um bom número de profissionais e uma grande quantidade de variáveis. Em campanhas e lookbooks, por exemplo, além do próprio fotógrafo, há o modelo, a maquiagem, a escolha do styling, a criação e montagem do cenário, cabeleireiro, acting, iluminação, assistentes etc.

É muito trabalho envolvido para a criação de uma imagem capaz de, ao mesmo tempo, apresentar o produto, o público que ele atende e o espírito da marca – tudo isso de forma direta, sem margem para dúvidas, atraente e impactante.

Direção de arte: responsável por unir todo o conjunto de elementos e funções de uma imagem

Quem faz a amarração de todas essas funções? “É a direção de arte fotográfica que faz o papel de unir todo o conjunto que compõe essa imagem, quem serão os profissionais escolhidos para fazer parte do time e como vai ficar esse trabalho no final”, explica a diretora de fotografia de moda e sócia da Snapcomm, Vivi Gondek.

Dessa maneira, o profissional de direção de arte é aquele que tem um olhar sobre o todo do trabalho. Ele coordena as ações e une os componentes ideais para que as imagens consigam transparecer as necessidades e objetivos do cliente.

Cases

Daremos a seguir exemplos de dois trabalhos em que a direção de arte na fotografia ficou evidente e teve função crucial.

O primeiro deles foi com a Lumma Cups, empresa fabricante de coletores menstruais. Dentro dos objetivos do cliente e segundo nossa percepção de mercado, trata-se de um tema um tanto delicado – que precisaria ser abordado de forma alegre, despojada, sem cair no mais do mesmo.

Assim, inicialmente, foi feita uma ampla pesquisa sobre as cores que a empresa gostaria de usar, diferentes das utilizadas anteriormente. Essa etapa é essencial para que o tom correto da campanha seja transmitido nas imagens.

Optou-se por fotografias de still ambientado, ou seja, que contam com apoio de cenário e acessórios para destacar ainda mais as características do produto. A composição adotou formas que transmitissem leveza e alegria e combinassem com as novas cores do produto.

Foram feitas também fotos com modelo, que seguiram a mesma linha criativa de formas, com discos redondos ao fundo. “Além disso, optamos por um casting divertido, com uma modelo capaz de atuar de maneira bastante espontânea, que ajudasse o observador e consumidor a refletir sobre a imagem. O styling também foi pensado de forma a transparecer modernidade e conforto”, argumenta Vivi.

Mais um exemplo

Outro case interessante foi com a Ever K, fabricante de produtos para cabelos. Era preciso mostrar modernidade e alegria, tanto nas fotos de still, quanto na campanha com modelo. Para este tipo de imagem, a escolha correta da modelo gera muito impacto: é necessário que ela tenha um cabelo fotogênico, ou seja, que fique impactante no clique.

“Optamos por três tipos de cabelos diferentes, especialmente posicionados na foto. Com isso, mostramos todos os detalhes de uso do produto e como o consumidor pode aplicá-lo no seu dia a dia. É por meio da direção de arte na foto que conseguimos trazer para uma imagem todos esses elementos juntos”, comentou Vivi.

Optamos por três tipos de cabelos diferentes, especialmente posicionados na foto; com isso, mostramos todos os detalhes de uso do produto, diz a diretora de fotografia de moda da Snapcomm, Vivi Gondek

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