Sessão de fotos em externa: 5 coisas que eu aprendi depois de passar apuros!

Relato e Dicas para que corra tudo bem em um shooting externo

A experiência

Conversando um dia desses com nossa equipe, nós rimos muito sobre uma situação que passamos há alguns anos em um shooting para uma marca de moda praia feito no Guarujá.

 Os caminhoneiros estavam em greve; foi aquela semana fatídica que faltou gasolina em todos os postos e o shooting foi agendado às pressas pelo cliente.

A locação: Um barco à vela, muito cinematográfico. Passei dias pesquisando essa locação e, quando encontrei o barco no airbnb, tive certeza que era aquela o cenário que deveríamos usar.

Por conta da greve, não tínhamos um carro com combustível para sair de São Paulo. No Guarujá, não entram micro vans sem cadastro prévio e, como eu mencionei, não tivemos tempo de fazer este cadastro. Então, tivemos a brilhante idéia de chamar um Uber a gás!

Eram 5 am, parte da equipe a postos para carregar os equipamentos no carro e seguir destino à marina no Guarujá. E então acontece o primeiro perrengue: o cilindro de gás ocupava metade do porta-malas. Estávamos com equipe de vídeo, muitos flashes, malas imensas, e tudo aquilo que é importante para uma produção externa. Demos um jeitinho e seguimos viagem com todos os aparatos no colo, no chão, em todo lugar. E eu, claro, por ser a menor de todas as pessoas, fui flutuando no centro do carro, tentando não ocupar espaço, enquanto uma mala de 20 kilos espremia um dos meus pés.

Passado isso, chegamos no local e armamos nossos equipamentos. Tinha uma sala confortável para maquiar as duas modelos e organizar a base de apoio. Iniciamos o shooting por volta das 9am.

Uma luz lindíssima estava rebatendo dourada no corpo das meninas. O dono do barco estava a todo momento nos acompanhando e convidou a todos para um passeio de barco (que não estava incluso na negociação, pois a ideia era fotografar ali no cais mesmo). Fiquei um pouco receosa, mas, como todo fotógrafo, já pensei no cenário de fundo e gostei do fundo azul do mar que apareceria muito mais se embarcássemos.

 A luz estava divina, cliente contente dentro do espaço apertado do barco a vela (funcionando com o motor até então), equipe de vídeo captando cada movimento para o fashion vídeo. Tudo corria bem... até que, quando estávamos bem no meio do canal de Santos, o barco parou.

Eu estava entretida com as modelos e percebi que meu assistente estava puxando as cordas da vela com o dono do barco aos berros para que ele ajudasse a manobrar o barco e não bater nas pedras.

Este assistente é um grande amigo meu, que por sorte, sabe pilotar barcos (aquelas coincidências da vida!). A situação estava no mínimo engraçada: estávamos desviando das pedras laterais do canal e tentando comunicação com uma espécie de guincho que viesse nos resgatar. A razão? Aparentemente, o barco estava sem combustível. O motivo? Por conta da greve e da escassez, alguém tinha roubado combustível do barco no meio da madrugada.

Passadas 3 horas, conseguimos um resgate e retornamos à base.

Bom, relatei tudo isso para falar sobre o que aprendi no planejamento de uma Campanha, fora do estúdio, onde tudo pode fugir do nosso controle!

Vamos às Lições Aprendidas:

  • Lição nº 1: Pesquise e, se possível, Visite a Locação

    A locação precisa ser definida com MUITA antecedência. Precisa ter uma base para equipe, com lanche, almoço, lugar para se trocar, maquiar, pendurar as peças de roupas.

O ideal é visitar a locação pelo menos semana antes, e, assim, tirar da frente possíveis problemas que só aparecem na hora do shooting!

  • Lição nº 2: Tenha um Plano B

    Sessões de Fotos Externas dependem muito das condições climáticas. Se você está em São Paulo, que pode fazer as 4 estações do ano em um mesmo dia, lembre-se que uma chuva pode arruinar o dia do shooting (e uma diária inteira pode ir por água abaixo, literalmente!).

Eu sempre verifico o tempo, mas também deixo uma carta na manga: se vejo que vai chover quando está se aproximando o dia do shooting, deixo preparada a opção de fazer no estúdio com um cenário mais básico ou em uma casa, conversando antes com o locador!

Veja com sua equipe essas possibilidades. Há varias casas que podem ser alugadas no site Cena Zero que podem servir como segunda opção , caso o dia de shooting na praia ou no campo falhar!

Se tiver um produtor, alinhe com ele as outras opções que você gostaria de ter caso não aconteça a externa por questões climáticas. Lembre-se que você pode cancelar o shooting até 1 ou 2 dias antes e pode trocar pelo plano B, mas não deixe para decidir isso no dia D, onde toda equipe já estará a postos!

Lição nº 3: Tenha Horários (e valores) Pré-Acordados com a Equipe

Sessões de Fotografia Externas exigem mais tempo do que sessões em estúdio. Encontro da equipe, chegada do meio de transporte, deslocamento, às vezes trânsito, montagem dos equipamentos e por aí vai.

Se o local escolhido é próximo da base de todo mundo, muitas vezes dá para fazer um bate-volta, mas é necessário alinhar tudo muito bem, pois os horários vão ultrapassar as 8 h diárias normais de um dia de shooting em estúdio!

Veja se esta tudo bem para sua equipe acordar às 4 da matina. Saídas neste horário implicam em acréscimos de diária, e, provavelmente, o retorno será depois das 7 horas da noite.

Lição nº 4: Quantidade e Qualidade

Já deixe combinado com todos os envolvidos de quanto tempo será a permanência no local e o que vai acontecer se passar do horário.

Se você vai precisar se locomover para outros locais (ex: mais de uma praia, praia + casa) acorde tudo isso antes com sua produção. Cada minuto perdido em transporte é valioso para a luz natural!

Alinhe muito bem a quantidade de fotos que você precisa no dia com a equipe e com o cliente. É muito comum acontecer shootings em que o cliente espera clicar uma quantidade x de looks, e por imprevistos que já comentei no relato e nas lições acima, essa quantidade de looks pode ficar irreal. O normal, de acordo com a minha experiência, é fotografar no máximo 30 looks em uma diária externa, quando falamos em fotos para Catálogo ou lookbook/campanha (lembrando que estamos falando de um trabalho de qualidade, sempre!).

Lição nº 5: Tenha as Pessoas Certas na sua Equipe

Se sua verba permite uma equipe maior, ou se é mais enxuta, não importa: você vai precisar de ajuda para organizar um shooting externo (muito mais do que para a fotografia feita em estúdio).

Não economize nisso: tenha um produtor para fazer todo o trâmite de deslocamentos, organizar lanches e almoço, reservas de hotéis e transporte adequado.

Existem estúdios, como a Snapcomm que já fazem todo esse serviço, o que chamamos de Produção Executiva. Não foi à toa que inventaram essa profissão: os produtores SALVAM o job!

A função do cliente é ver as imagens, aprovar, acompanhar caimento da roupa e pensar no uso de cada foto. Não gaste o tempo com coisas que podem ser perfeitamente executadas por um profissional qualificado para produção.

No final deu tudo certo e as fotos ficaram fantásticas!

Aqui vai o único registro que tenho de making of , com o assistente tentando desviar das pedras:

shooting-externa-imagem-1.jpeg

E algumas das imagens maravilhosas que fizemos, mesmo com todos esses contratempos!

Espero que este texto contribua para sua sessão externa e, caso queira conversar sobre um projeto para sua marca com a Snapcomm, é só entrar em contato!

Caio CostaSnapcomm1 Comment