4 dicas para deixar as fotos do seu lookbook incríveis!

Você precisa tirar fotos de roupas em fundo branco, mas tem dúvidas de qual luz usar?

Veja, neste post, algumas dicas, para fotógrafos, proprietários ou profissionais de marketing de marcas de vestuário que vão realizar um lookbook!

A fotografia em fundo branco é padrão e a mais utilizada como vitrine virtual.

Com ela, você pode vender produtos via marketplaces, otimizar o site (mesmo trocando o layout, as fotos “conversam” com o fundo), enviar para revendedores ou clientes facilmente via Whatsapp ou usar em catálogos de forma versátil.

A fotografia de fundo branco perfeita reserva alguns segredos, que levei algum tempo de estúdio para desvendar e decidi compartilhar algumas dicas neste post:

DICA 1: Um setup de luz bem feito pode reduzir muito o tempo e custos com o tratamento das imagens

A fotografia no fundo branco bem feita é aquela que, no pós tratamento, pode ser trabalhada sem precisar de recorte na edição. Se a foto estiver iluminada de forma incorreta, além do produto ficar mal representado, a edição se torna muito mais trabalhosa encarecendo o resultado final. Coloco aqui um dos setups que gosto de trabalhar na Snapcomm com frequência.

Screen Shot 2020-02-28 at 10.32.21.png

Veja o resultado de uma foto feita com este set up. Coloquei um octo em diagonal para criar volume de sombras (o que faz com que a imagem não fique flat), um pequeno soft box que ilumina mais as peças embaixo, e 2 flashes com panelas voltados para o fundo branco, atrás da modelo.

lookbook modelo em fundo branco

lookbook modelo em fundo branco

Importante: uma placa branca de PCV embaixo faz toda a diferença. É ela a responsável por essa sombrinha embaixo dos pés que lembra um espelho. Quando a foto é aberta em RAW no photoshop, a imagem que nos deparamos é mais ou menos como essa:

print txto blog 1.jpg

DICA 2: O setup de luz correto destaca bem as peças (mesmo peças brancas!)

Veja que, mesmo usando um look todo branco, ele não se mistura ao fundo. Essa é uma dúvida que muitos dos nossos clientes tem!

Com uma iluminação perfeita por trás da modelo, a luz forte e branca fica somente no fundo.

Aqui vai uma explicação para quem não entende de photoshop: a parte em vermelho é tudo que está em branco puro. O objetivo final no tratamento dessa imagem é “puxar” esse branco para o restante da foto. Se no setup a iluminação estava correta, essa parte vermelha facilmente se estende para o restante do fundo, sendo de fácil edição deixar o fundo inteiro branco, sem muitos recortes.

print txto blog 2.jpg

DICA 3: Escolha um(a) modelo com bom repertório de poses

Outra dica boa para quem quer um lookbook com mais conceito, mesmo em fundo branco: escolha modelos que tenham repertório de poses. Precisa ter um jogo de poses para a foto não ficar muito engessada e um(a) modelo com experiência com certeza deixa o resultado final muito mais interessante.

DICA 4: O clique em fundo branco pode ter imagens lindas em tons acizentados

Outra opção de fundo recorrente é o clássico branco acinzentado (setup abaixo):

Screen Shot 2020-02-28 at 10.33.09.png

Veja que, nessa opção, também temos um fundo de cor branca, mas, com uma iluminação diferente, ele se torna cinza (que pode ser um cinza mais claro ou mais escuro).

É uma cor versátil para sites e ressalta mais as sombras e tons dos tecidos. Neste setup, eu utilizei uma sombrinha de tamanho G e obtive como resultado um fundo prata, causando este efeito mais luminoso na pele das modelos.

Dois flashes com panelas são voltados para cima e é através deles que controlo os tons de cinza do fundo!

-

Fiz este artigo para mostrar como uma fotografia com iluminação correta pode ficar perfeita, mesmo usando o clássico fundo branco.

Tem uma marca e precisa de ajuda com as fotos?

Fale com a Snapcomm através de nossa página de contato!

Boas fotos e bons negócios para vocês!

assinatura-vivi-gondek.jpg
Caio CostaSnapcommComentário