3 passos para melhorar a edição e retoque de uma imagem

 

A criação de fotos para empresas sempre tem que passar por determinadas etapas para garantir que o resultado das imagens será bonito e eficiente. Independentemente do tipo de fotografia que será feita no trabalho, é necessário, por exemplo, planejar o mood criativo, realizar a sessão de fotos, enviar todas as imagens para o cliente selecionar as melhores, fazer a edição dessas imagens e entregá-las para aprovação final. 

Muitas pessoas acreditam que a edição é uma etapa desnecessária, porque manipula de forma negativa uma foto, mas isso não é verdade. Ela é fundamental para melhorar o resultado das fotografias e pode ser utilizada com maior ou menor intensidade, de acordo o material que se espera ao final.

Para que você entenda a importância dessa etapa e conheça como funcionam a edição e retoque de uma imagem, separamos aqui 3 passos para melhorar o tratamento de uma foto.

Confira! ⬇

Edição e retoque de imagem

Edição e retoque de imagem


Sobre etapa da edição e retoque de imagens

Como foi dito, esta parte do processo é fundamental em qualquer produção de fotos. Ela vem logo após a realização das fotografias e tem sempre os mesmos passos (com algumas exceções, mas nada que foge muito de um framework central. Ou seja, a edição acaba sempre passando por fases mais ou menos parecidas, seja edição de de fotos com pessoas, produtos, de moda, para e-commerce ou uma campanha, por exemplo.

É neste momento que os profissionais responsáveis pelo serviço se atentam a detalhes muito importantes na foto e podem pensar em quais ferramentas do repertório vai usar para sempre melhorá-la e ficar mais próxima das referências e briefing do trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que o objetivo da edição é apenas equilibrar elementos para aprimorar o resultado das fotografias produzidas. Isto é, um fotógrafo ou uma fotógrafa mais experiente já conhece também sobre edição de imagens e já se antecipa para que o clique saia próximo do ideal e precisando do nível de retoque exato para cumprir o que estava proposto. Isso acaba gerando uma dica legal: Um bom retoucher precisa conhecer minimamente o trabalho de fotografia. Por outro lado, um fotógrafo vai ser um profissional mais completo se conhecer a base do trabalho de edição e retoque. Ambos os profissionais ficam mais produtivos e ainda entregam um resultado com qualidade potencializada ao cliente.

A ideia aqui é que a edição não se trata de pegar uma foto mal feita e estilizar ela até que se transforme em uma boa foto.

O objetivo é usar esta pós-produção para trazer mais equilíbrio à imagem, corrigir imperfeições ou pequenas “sujeiras” na imagem, realçar aquilo de bom que já foi capturado no clique.

Então, é fundamental que a realização do ensaio também seja feita com muito cuidado e planejamento para que a edição possa melhorar ainda mais esse trabalho.

Depois dessa pequena introdução, vamos aos passos!

Passos para melhorar a edição e retoque

Agora que você sabe qual é o objetivo da edição, confira os 3 passos indispensáveis para se realizar um retoque de qualidade em imagens:

1. Remoção de pequenos pontos de distração

O primeiro passo da edição de imagens sempre é a remoção de pequenas distrações que chamam a atenção na foto, mas não deveriam. Podem ser, por exemplo, uma espinha em um modelo, um defeito de fabricação no produto ou algo mais simples, como uma etiqueta ou sujeira, que acaba atraindo a atenção do público e prejudicando que a imagem cumpra bem sua função.

Além dessas distrações, ainda existem aquelas que tiveram que ser usadas para a criação das fotos, porém que não podem aparecer no resultado final. Alguns exemplos mais comuns desses elementos são presilhas utilizadas para fazer ajustes nas roupas de modelos e uma linha ou suporte usado para deixar os produtos na posição ideal para a fotografia.

Retirar essas pequenas distrações é essencial, porque torna a foto mais profissional, atraente e mais “limpa”. Combinado a outros passos da edição, esse ar “mais limpo” vai fazer com que o público olhe justamente para os pontos de destaque da imagem.

2. Harmonização geral da imagem

Após retirar todas as pequenas distrações de uma foto, é a hora de trabalhar na harmonização geral da imagem. Nessa fase, os profissionais da edição alteram o brilho, contraste e cores de cada parte da fotografia individualmente.

Dessa forma, eles conseguem criar os pontos de destaque que mencionamos acima e guiar o olhar do público intencionalmente para esses locais. Esse direcionamento é muito importante para que as fotos atinjam o objetivo esperado pela empresa, como vender um produto ou gerar sentimento de identificação no público.

Em uma foto de e-commerce, por exemplo, essa harmonização se resume, de forma geral, a remover o fundo da imagem e isolar o produto para que não haja mais nada que se destaque além dele.

Já em uma imagem produzida, seja com um fundo, pessoas, vários objetos ou uma combinação disso, é necessário remover contraste, diminuir a intensidade das cores e tirar a nitidez das partes que não são o objeto principal da imagem. Ou seja, que não devem ser os pontos de destaque da foto.

Aqui, é essencial deixar claro que não há uma maneira correta de realizar esse tratamento. O importante é que as partes principais da imagem se destaquem do restante por meio da edição desses elementos.

3. Aprimoramento das cores

A última fase da edição é o aprimoramento das cores, que também é imprescindível para a criação de uma foto ideal para venda online ou para outros objetivos, como awareness. Nesse momento, os profissionais editam as cores e deixam determinadas partes da imagem mais nítidas.

O tratamento das cores e da nitidez segue a mesma lógica do restante da harmonização, ou seja, esses elementos devem dar destaque e intensidade ao que importa. Além disso, eles devem retirar a atenção dos pontos que não importam.

Realizando esses 3 passos, a edição e o retoque das imagens para a empresa vão ser feitos de forma adequada e as fotos realizadas no ensaio vão ser finalizadas com um resultado ainda melhor.

Edição e retoque de imagem(exemplo de tratamento feito para campanha)

Edição e retoque de imagem

(exemplo de tratamento feito para campanha)


Como escolher um bom profissional de edição

Após listar todos os passos da edição e retoque de uma imagem ficou claro que essa etapa é fundamental para as fotos de sua empresa, não é mesmo?

Então, você precisa encontrar um ótimo profissional para realizar esse serviço.

Um bom editor deve conhecer as ferramentas utilizadas, ter experiência na área e ir construindo um repertório de como resolver diferentes desafios de acordo com o tipo de foto que tem em mãos. O ideal é que ele/ela não se preocupe somente com a edição das imagens, mas também esteja alinhado/a com o planejamento e o ensaio.

Dessa forma, ele vai entender melhor o projeto, a edição vai ficar mais alinhada com o planejamento e as fotografias vão ter a qualidade esperada após a finalização do trabalho.

Contratar uma produtora de fotografia para obter um bom alinhamento na criação das imagens é uma ideia que pode fazer sentido para vários negócios, pois tanto a criação das imagens quanto a edição ficam terceirizadas com especialistas, e a equipe da empresa pode focar nas atividades que geram mais resultado!


Nós, da Snapcomm, cuidamos de toda a criação e a edição justamente para entregar uma solução mais completa aos clientes, mas oferecemos também estes serviços separadamente, de forma modular, para atender necessidades específicas.


E então, acredita que seu negócio já precisa de serviços de clique e/ou edição de imagens profissionais? Se sim, preencha o formulário abaixo e retornaremos muito em breve. Se não, esperamos que tenha gostado do conteúdo e não vai embora não! Dê uma olhada nos outros posts no blog da Snap.

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Caio CostaComentário