Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce

 A taxa de conversão de um e-commerce é um dado muito importante, porque ela mostra a relação entre o número de visitantes da loja online e a quantidade de vendas na empresa em um período determinado.

Então, o ideal é que ela esteja sempre alta e crescendo para que o e-commerce seja bem-sucedido. Contudo, é essencial ter em mente que o valor de uma boa taxa de conversão varia de acordo com o setor da loja virtual.

Sendo assim, você deve descobrir qual é um valor bom de taxa de conversão em seu ramo e, é claro, continuar fazendo ações regularmente para aprimorar os resultados de seu negócio.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 7 dicas sobre como melhorar a taxa de conversão no e-commerce. Confira!

Melhorar a taxa de conversão no e-commerce

Melhorar a taxa de conversão no e-commerce


1. Tenha um endereço com boa navegabilidade

Ter uma loja virtual em que é possível encontrar facilmente o que se busca é essencial para ter uma boa taxa de conversão. Afinal, ninguém gosta de navegar em um e-commerce em que não consegue realizar as ações desejadas, como saber mais sobre um produto, comprá-lo ou descobrir quais são as outras opções da empresa.

Por isso, você precisa investir na navegabilidade de seu e-commerce. Então, certifique-se de que ele é responsivo, ou seja, funciona bem em diversos dispositivos móveis. Além disso, tenha um design limpo, organizado e atraente, que facilite a navegação pelas páginas em vez de dificultá-la.




2. Ofereça diversos modos de pagamento

Cada consumidor tem seu modo de pagamento preferido, como boleto, cartão de crédito ou débito. E, se um usuário não encontrar o modo que deseja usar em uma loja virtual, ele pode desistir da compra.

Por essa razão, é fundamental oferecer diversos modos de pagamento em seu e-commerce para ter uma taxa de conversão melhor.




3. Faça uma página de checkout simples

Você deve ficar sempre de olho na página de checkout de seu e-commerce, pois ela pode ser um dos motivos pelos quais os consumidores desistem de realizar uma compra.

Se ela pedir mais informações do que as necessárias, por exemplo, for confusa ou muito longa, diversos clientes vão desistir da compra. E os que completarem o checkout provavelmente vão sair irritados de sua loja virtual.

Então, você deve ter uma página de checkout simples e intuitiva. Dessa forma, será mais fácil fazer com que os consumidores realizem a aquisição de um ou mais produtos. Ainda, as chances de eles ficarem satisfeitos com a marca serão maiores, o que é ótimo para fidelizar clientes.

Além de simplificar a página, lembre-se de deixar claro para os visitantes que sua página é segura. Você pode fazer isso mostrando símbolos de certificado de segurança, por exemplo, e colocando avisos ao longo da página. Assim, eles vão sentir mais confiança em sua marca.




4. Mostre avaliações de clientes

Imagine que um cliente acesse seu e-commerce sem conhecê-lo e se encante por um produto. Como ele vai saber se sua empresa é realmente confiável, se faz a entrega de produtos de qualidade e dentro do prazo?

Mesmo que você afirme isso nas páginas da loja, essas informações vindas do próprio negócio podem não ser suficientes para convencer o usuário. Por isso, é muito importante ter avaliações de clientes em sua loja virtual.

Ao ver como foi o serviço com outros clientes, o consumidor pode confirmar se o que sua empresa está afirmando é real. Dessa maneira, ele vai confiar em seu e-commerce.

Disponibilizar a avaliação de outros clientes também é interessante, pois demonstra a transparência de seu negócio e isso costuma aumentar mais a confiança do público na marca.




5. Observe a atuação de seus concorrentes

Analisar o que seus concorrentes oferecem para os consumidores é essencial para seu negócio se tornar mais competitivo. Digamos que certas empresas que competem com a sua loja ofertam, por exemplo, fretes mais acessíveis e mais opções de pagamento que seu e-commerce.

Nesse caso, você deve buscar oferecer mais meios de pagamentos e fretes mais baixos. Caso contrário, você vai perder várias oportunidades de vendas e sua taxa de conversão não será satisfatória.

Observe que você não tem que analisar os concorrentes para copiar a atuação ou produtos deles. Isso é algo, inclusive, que você não deve fazer. O objetivo aqui é analisar a atuação deles para melhorar pontos em sua loja virtual e torná-la mais competitiva no mercado.




6. Faça descrições detalhadas dos produtos

Uma descrição detalhada de produtos em uma loja virtual se destaca em meio a tantas descrições de fabricantes encontradas em e-commerces que só possuem informações básicas ou técnicas demais.

Além de se destacar, esse tipo de descrição ajuda a tirar dúvidas do consumidor e a fazer ele entender se esse é o objeto que ele busca. Sendo assim, você tem que caprichar nas descrições de seu e-commerce.

O detalhamento também pode auxiliar no processo de convencimento do consumidor de acordo com as palavras que você escolher para o texto. Adjetivos positivos, por exemplo, são importantes para aumentar o desejo do usuário pelo item. 

Mas, lembre-se sempre de ser verdadeiro na descrição, ou seja, não dê características para o produto que ele não possui.




7. Use muitas imagens de qualidade

Em um e-commerce, o cliente não consegue ver a peça ao vivo ou tocá-la. Então, fornecer imagens de qualidade é uma forma de fazer com que ele consiga conhecer bem o item e se decidir sobre a aquisição.

Imagens também ajudam a despertar a vontade de compra no usuário e, assim, auxiliam a melhorar a taxa de conversão da loja. Fotos de qualidade são imagens de alta resolução, bem trabalhadas, bonitas, que mostram bem os detalhes dos produtos e atraem o público.


Não se esqueça de que além de utilizar imagens de qualidade, você deve diversificar o tipo de foto para melhorar a visão do consumidor. Você deve oferecer, por exemplo, fotos de vários ângulos, 360º e com zoom para que ele possa conferir cada parte do produto. É interessante ainda disponibilizar vídeos curtos para mostrar as peças.

As imagens são uns dos elementos mais importantes que listamos aqui para aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce, porque se não houver boas fotos dos produtos será muito difícil convencer um usuário a comprar algo em seu site.

Por isso, você precisa garantir que seu e-commerce terá imagens de qualidade. Uma forma segura de fazer isso é contratando uma produtora de fotografia, que cria as fotos e também é responsável pela edição dessas.

Sendo assim, entre em contato conosco para saber mais sobre a produção de fotos para e-commerce e como criar imagens muito atrativas para aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce!

 

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Caio Costa