Fotos com celular: faça cliques de qualidade

Todos nós temos em mãos uma poderosa ferramenta para construção de imagens: o celular. Há quem diga que o aparelho, hoje em dia, é mais uma câmera fotográfica com múltiplas funções e acesso contínuo à internet do que um telefone. As redes sociais e suas infinidades de imagens postadas por segundo que o digam.

A câmera foi, é – e provavelmente sempre será – o instrumento de trabalho ideal do fotógrafo. Ela possui funções, lentes e um jeito de manusear que aguçam a competência do profissional. Se você deseja seguir esta carreira, tenha uma. É inevitável e ainda insubstituível.

No entanto, o celular possibilita, sim, boas fotos! Se você não é um fotógrafo profissional, mas necessita criar imagens de qualidade – seja para seu negócio, ou por puro divertimento – há alguns truques e aplicativos que podem ajudá-lo. O importante é que você depure o olhar e aprenda técnicas que lhe deem repertório para se expressar da melhor maneira possível.

Confira algumas dicas elaboradas pelo sócio e diretor-técnico da Snapcomm, Caio Costa.

Luz

Já dissemos em outra oportunidade que fotografia é luz.

Dessa maneira, ao clicar com o celular, procure por um lugar com grande incidência de luz ambiente. Se isso não for possível, utilize luz artificial – mas não use o flash do seu aparelho.

“O flash do celular é muito pequeno e, por isso, cria uma sombra muito dura, sem as nuances que tornam a imagem mais agradável. Além disso, a luz frontal direta também é rígida demais, e não transmite uma boa impressão aos objetos”, argumenta Caio.

O flash pode ainda deixar reflexos indesejados em alguns pontos. Fique atento.

Modo Pro

Assim, em vez do flash, opte por operar o app do celular em Modo Pro e ajuste o ISO e a configuração de velocidade do obturador da câmera. Assim como numa máquina tradicional, o ISO e a velocidade de abertura e fechamento do obturador influenciam a luminosidade da imagem.

Quanto maior o ISO, mais sensível a câmera ficará para a luz – o que permite fazer cliques em ambientes de luminosidade insuficiente ou criar efeitos de superexposição. Já o obturador, quanto mais tempo aberto, mais capta luz – o que possibilita criar fotos atrativas, como aqueles em quem os faróis dos carros transformam-se em linhas sinuosas de luz.

Treine bastante para conseguir encontrar a regulagem perfeita.

Balanço de branco

Também pelo Modo Pro é possível fazer o controle do balanço de branco. Na gíria de quem trabalha com imagem, é preciso sempre “bater o branco” para que a câmera entenda qual é o ponto mais luminoso de um clique. Lembre-se que a luz branca é resultado da união de todos os outros espectros de luz.

Assim, o controle do balanço de brancos aprimora o gerenciamento de cores e, com isso, a criação de efeitos interessantes.

Evite o zoom

Robert Capa, um dos gênios do fotojornalismo, cunhou a célebre frase: “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente.”

Por isso, deixe o zoom de lado e aproxime-se do tema o quanto for necessário. Ao adotar o zoom, você amplia artificialmente a imagem, o que pode gerar distorções e perdas, especialmente em fotos realizadas como celular.

Não há zoom melhor do que seus próprios pés.

Em fotos still, evite também a lente grande angular. Ela produz aquele efeito de “olho de peixe” e distorce o objeto – o que certamente prejudicará a percepção do cliente.

Tripé

Trata-se de um recurso simples, cada vez mais acessível em qualquer loja que venda produtos para celular e que livra suas fotos do tremor das mãos, especialmente se você for clicar vários produtos em sequência ou não tiver grande experiência com fotos.

Existe quem improvise, amarrando ou prendendo o celular em algo para que o aparelho fique estável. Porém, um tripé, além de fazer tudo isso de maneira muito melhor, também permite regulagem de altura e angulação.

Suas fotos só têm a ganhar.

Edição

Para a edição das imagens, a dica da Snapcomm é o app Snapseed.

“Com ele, é possível melhorar o brilho das fotos, corrigir as cores, remover imperfeições e sujeitas, aumentar a nitidez, cortar detalhes indesejados e enquadrar as imagens no formato ideal do site ou rede social”, explica Caio.

Desenvolvido pelo Google, o Snapseed é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Contato

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. Visite outros artigos do nosso blog para mais informações sobre fotografia e empreendedorismo. Sinta-se em casa e entre em contato!