O impacto da foto nos números de um e-commerce
As vendas online tornam-se, dia após dia, um canal necessário a qualquer empresa. Com a pandemia, quem ainda não havia aberto uma plataforma de e-commerce sentiu na pele a necessidade de ter uma. E o uso adequado da fotografia tem protagonismo nesta estratégia.
Neste artigo, vamos abordar a importância das fotos para o comércio online – e porque é crucial que você se preocupe com elas na hora de estruturar seu espaço na internet. Quanto maior a empresa, mais fatores serão impactados.
Aumento das vendas e fortalecimento de marca
Uma foto bonita e fiel ao produto leva o cliente a desejá-lo. Por isso, uma das consequências imediatas de um bom serviço de fotografia em seu e-commerce é a conversão em vendas. Uma boa imagem faz o consumidor ter mais confiança na compra – valor que é transferido a toda empresa; é dessa maneira que sua marca também se fortalece.
Outros dois aspectos devem ser considerados.
. Branding: sua marca é construída, ganha créditos e reputação quando opera com baixa devolução de itens e com pouco – ou nenhum – cliente insatisfeito por problemas relacionados ao fato de o produto apresentar-se diferente da foto, em cor, textura etc.
. Redução do cancelamento de compras: essa taxa tende a cair com fotos que representam fielmente o produto físico; evita-se, assim, gastos com custos operacionais, além de possíveis perdas de vendas.
Se você consegue ler em inglês, a Shopify elaborou um post com testes comparativos de imagens, relacionando-as ao aumento das vendas e dos cliques.
Ganhos de eficiência e redução de custos
Quando o cliente nota a qualidade das fotos e tem uma melhor experiência de compra – tanto da imagem em si, quanto dos aspectos técnicos de velocidade de carregamento, entre outros – alguns processos podem ser diretamente influenciados:
. Giro de Estoque: o prazo entre a entrada e a saída dos produtos no estoque diminui, o que impacta na NCG (Necessidade de Capital de Giro) da empresa. Além disso, o espaço físico demandado pelo estoque necessário à operação do negócio também pode ser reduzido.
. Faturamento: o aumento das vendas proporcionado por fotos melhores também impacta diretamente nos chamados ROAS (Retorno sobre Investimento em Mídia) e ROI (Retorno sobre Investimento), aumentando o retorno financeiro de iniciativas em marketing e vendas.
. Experiência do cliente: fotos fiéis aos produtos, com detalhes, aumentam a percepção de valor – o que, somado a uma entrega e pós-venda bem-feitos, contribuem para a elevação do NPS (Net Promoter Score) da empresa. Tal índice mede a lealdade do consumidor ao seu negócio online; quanto mais alto ele for, com notas de 8 a 10, há mais retenção de clientes e defensores espontâneos da marca.
Companhias maiores, de médio porte para cima, também notam o impacto nos indicadores financeiros e operacionais: custo de oportunidade de capital, cursos de inventário, custos com armazenagem, seguro de estoque, geração de caixa mensal, entre outros.
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