Edição de foto: pense nela ao fazer o clique

A edição de foto é uma etapa do processo de elaboração final de uma imagem tão importante quanto o clique em si. É nesta fase que ruídos são removidos, correções são feitas e os detalhes são realçados. Tudo para que a imagem tenha o impacto pretendido tanto pelo cliente, quanto pelo fotógrafo.

Por meio da edição também é possível se fazer alguns “milagres”: adicionar ou retirar objetos, mudar luz, escurecer, clarear etc. Você, inclusive, já deve ter visto algum tutorial com craques do Photoshop alterando completamente uma imagem só com as ferramentas do programa. É mágico e muito interessante.

No entanto, assim como os efeitos especiais de um filme precisam ser balanceados para que o produto final não fique com um aspecto artificial demais, os retoques em uma fotografia também necessitam desse bom senso. Senão, corre-se o risco de se perder toda espontaneidade e força do clique.

Assim, pedimos ao diretor técnico da Snapcomm, Caio Costa, algumas dicas sobre como pensar na foto já integrando as necessidades da edição ao clique.

Integração

Editar, normalmente, leva mais tempo do que fotografar. Assim, para que não se perca muito tempo (e dinheiro) no processo de retoque, é fundamental que a foto consiga apresentar por si mesma uma boa representação do material final.

Dessa maneira, a edição não fica sobrecarregada tentando resolver problemas que poderiam ser evitados se houvesse mais cuidado por parte do fotógrafo e da equipe de produção durante a sessão. Tenha em mente que o clique não é o produto final. A imagem, sim – e ela é resultado do trabalho em conjunto. Quanto mais entrosado o time e bem definidos os processos, melhor.

Fique atento

Dessa maneira, recomendamos alguns cuidados na sessão de fotos.

Limpe os objetos e produtos que serão clicados e escolha aquele em melhores condições, a mais próxima possível do ideal. Os rótulos, por exemplo, devem estar bem colados e partes móveis devem estar bem fixadas – caso contrário, devem ser substituídas por outras amostras mais bem conservadas.

Em modelos, as roupas devem estar muito bem passadas e os acessórios bem limpos e em boas condições. A maquiagem deve ser feita com o cuidado de não deixar marcas, não brilhar demais (a não ser que o briefing peça isso) e mantendo o tom natural da pele da modelo.

Luz

Já foi dito, de maneira muito acertada, que “fotografia é luz”. Assim como usamos as palavras para escrever este texto, por exemplo, o fotógrafo usa a luz para compor a imagem. Sem um mínimo feixe luminoso, não há foto.

Por isso, parte primordial do seu trabalho como fotógrafo é posicionar bem o objeto com relação ao foco de luz incidente. “As fotos já devem sair com os brilhos no lugar certo – e as sombras também. É possível adicionar brilhos e sombras no Photoshop, mas deixá-los realistas leva tempo”, explica Costa.

Uma dica: se houver partes claras e escuras em uma mesma imagem – o que torna difícil o balanceamento da luz – é melhor fazer o clique com ela toda mais clara para depois escurecer as áreas necessárias na edição. Clarear fotos escuras pode estragar toda imagem, dependendo do jeito que o clique foi executado.

Câmera no computador

Se for possível, fotografe com a câmera plugada no computador. Assim, já é possível alterar os tons e as cores das imagens à medida em que elas são clicadas – livrando a pós-produção dessa parte do trabalho.

Outra dica. “Em câmeras profissionais e semiprofissionais, existem uma função chamada ‘perfil de imagem’, em que é possível alterar o contraste, a nitidez, a saturação e o matiz das fotos a serem clicadas, permitindo um controle de fidelidade de reprodução maior, direto da câmera”, diz Costa.

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