O que faz uma produtora de fotografia?
O setor de e-commerce no Brasil já vinha com crescimento expressivo de dois dígitos percentuais há anos e, com a pandemia de Covid-19, este crescimento foi turbinado. No ano de 2020, de acordo com matéria da E-commerce Brasil, o comércio online brasileiro registrou alta de 73,88%, de acordo com índice MCC-ENET. E tudo indica que esta aceleração na tendência vai seguir em 2021 e nos próximos anos. Afinal, menos de 10% do varejo brasileiro apenas foi feito de forma on-line em 2020.
Por isso, muitas pessoas estão investindo nesse canal de vendas. E, assim como a vitrine de uma loja física precisa estar bonita e chamar a atenção do cliente, as fotos do produto em um e-commerce desempenham papel ainda mais importante, pois são o único contato que o potencial comprador vai ter com o produto antes de recebê-lo em casa.
Boas fotos não servem apenas para vender mais, o que já é um excelente objetivo, mas servem também para reduzir taxas de devolução ou reviews ruins sobre uma marca ou produto, aumentando retenção destes clientes conquistados com tanto suor.
Existem várias formas de garantir fotos de qualidade para um e-commerce, como contratando fotógrafos autônomos ou uma produtora de fotografia. A última opção é interessante para quem já tem um volume maior de fotos e não quer dor de cabeça com isso, recebendo imagens de qualidade, dentro do prazo combinado e deixando qualquer desafio para especialistas no assunto resolver.
A seguir, vamos explicar o que faz uma produtora de fotografia para que você entenda o serviço dela e analise se é uma boa opção para seu negócio. Continue lendo e confira!
Como funciona uma produtora de fotografia
Existem diversos tipos de fotografia no mercado, como retrato, para mídias, moda e eventos. Geralmente, uma produtora de fotografia é especializada em um tipo de foto e realiza trabalhos nessa área para melhorar o conteúdo visual de seus clientes.
Para realizar um serviço completo e que agregue valor ao negócio do cliente como um todo, a produtora precisa estar atenta a diversos pontos. Abaixo, listamos alguns deles para que você possa entender melhor como funciona:
Conhece os objetivos do cliente
Além de haver mais de um tipo de fotografia, existem milhares de maneiras de se fazer uma foto. A foto de uma roupa para o catálogo de um determinado e-commerce, por exemplo, não vai ser igual à foto de uma mala feita para outra loja virtual.
Isso acontece porque, além de serem produtos diferentes, as empresas podem ter identidades, objetivos e públicos distintos. Então, quando falamos de foto, nem sempre o que funciona para um negócio vai funcionar para o outro. É preciso considerar as particularidades de cada cliente.
Sendo assim, a primeira ação de uma produtora é sempre conhecer a fundo como funciona o negócio do cliente. Ela deve saber para que o cliente vai usar as fotos, em quais mídias, com quais objetivos e quem é o público-alvo da marca ou daquela linha de produtos específica.
Ainda, a produtora precisa entender a identidade da empresa para fazer fotos não somente que atraiam, mas que também estejam em conformidade com a imagem e os valores de seu cliente.
Acompanha todo o serviço realizado
Outra responsabilidade de uma boa produtora de fotografia para e-commerces e mídias é acompanhar todo o serviço realizado. Ou seja, ela tem que estar presente desde a criação do mood da foto até a entrega final das imagens nos formatos em que elas serão usadas em cada mídia.
O mood da foto é uma referência ao estilo da imagem que será produzida. Ele pode reunir, por exemplo, cores, texturas, ângulos, entre outros itens para mostrar qual será o estilo das fotos.
É muito importante que a produtora participe da criação desse mood junto ao cliente para garantir que ele esteja de acordo com o estilo das fotos e ela saiba como organizar o restante de seu trabalho.
A empresa de fotografia também está presente no desenvolvimento do serviço, isto é, na preparação e realização das fotos, indo até o final, quando elas são entregues nos formatos em que vão ser utilizadas. Dessa forma, é possível ter coesão e unidade no serviço, garantindo que ele seja bem feito e que atinja os objetivos esperados.
Cuida de todos os serviços que envolvem a produção de fotos
Para garantir essa unidade e qualidade nas imagens, a produtora acompanha todos os serviços que envolvem a produção de fotos. Ela não se preocupa somente com o planejamento das fotos em si, como a criação do mood, mas também com outros pontos que interferem no trabalho.
A produtora acompanha e cuida, por exemplo, da iluminação, dos ângulos e da produção de cenários, se houver. Caso as fotos tenham modelos, a empresa também acompanha esses profissionais, os maquiadores, cenógrafos, entre outros.
Depois de tirar as fotos, a produtora ainda acompanha a edição delas de acordo com o que cada mídia necessita. Se as imagens forem para e-commerce com fundo branco, por exemplo, ela cuida do recorte e retoque para que o fundo fique limpo. Já se as fotos precisarem de tratamento com direção de arte, a produtora intervém nas cores e nos demais detalhes que necessitarem de um cuidado especializado.
Dessa maneira, ela consegue garantir que tudo vai estar alinhado e que as fotos vão sair do modo que foram planejadas. Quando os profissionais envolvidos na criação de fotos, como fotógrafos, diretores de arte e modelos, não trabalham em conjunto é muito difícil alinhar os serviços e ter um resultado coerente.
Por isso, esse cuidado e acompanhamento que uma boa produtora de fotografia realiza é essencial para as empresas que desejam ter fotos bonitas e eficientes.
Trabalha junto a agências
Existem empresas que já atuam com agências para que essas façam a parte da comunicação do negócio. Nesse caso, a produtora de fotografia é mais um elemento que complementa esse serviço para que ele tenha qualidade e fique da forma que o cliente imaginou.
A produtora trabalha junto ao time criativo da agência do cliente, quando há uma envolvida no trabalho, justamente para que haja o alinhamento em todo o serviço. Já pensou se você fizer as fotos, mas não as deixar em conformidade com os demais trabalhos de comunicação?
Separadamente, as peças podem até ficar interessantes. Entretanto, juntas, podem não fazer sentido. Isso pode prejudicar a qualidade comunicação da empresa, pois assim o conteúdo não é coerente e nem atraente para o público.
Então, uma produtora de fotografia não tem como responsabilidade somente fazer as fotos de um e-commerce. Ela também acompanha o trabalho na fase de planejamento, tem contato com outros profissionais ou empresas que estejam envolvidos na produção, na edição das imagens e está presente até a entrega das fotos.
Por isso, contratar uma produtora de fotografia é muito interessante para quem deseja criar imagens com qualidade e que atraiam o público na internet.
Se você está buscando esse tipo de serviço e quer saber mais sobre como funcionaria em sua empresa, preencha o formulário abaixo e retornaremos muito em breve!
Se não, esperamos que tenha gostado do conteúdo e não vai embora não! Dê uma olhada nos outros posts no blog da Snap.
Equipe Snapcomm