Fotos de still produzido: as mais versáteis para o cliente

As fotos de still produzido são extremamente versáteis. Além de reproduzirem de maneira fiel e atrativa o objeto a ser comercializado pelo cliente, as imagens podem ser utilizadas em várias frentes: divulgação em sites e nas diferentes redes sociais, peças de publicidade de variados tamanhos, e-marketing, e-commerce, catálogos etc.

Por isso, é um serviço que você precisa dominar. Diferente do still tradicional, o produzido exige ambientação, cenário, às vezes modelos – ou seja, uma produção mais complexa, com mais variáveis e necessidades.

Still produzido: Snapcomm em ação!

A seguir, vamos explicar quais as principais etapas para se fazer um still produzido de qualidade. Em linhas gerais, o grau de exigência é parecido com o do lookbook, com a diferença óbvia de que, em vez de destacar o vestuário e os modelos, a “estrela do clique” são os produtos.

Briefing

Obtenha com o cliente o máximo de informações que puder.

Saiba o que ele tem em mente, quais as referências, entenda qual é o produto que ele vende, que tipo de posicionamento de mercado ele ocupa ou quer ocupar – e quem é, o que gosta e consome seu público.

Detalhes técnicos também devem ser informados: qual o objetivo das imagens, onde elas serão utilizadas, em quais tamanhos, por quanto tempo, se há um manual de marca e/ou comunicação, quantas fotos serão necessárias e qual o tempo disponível para que os cliques sejam feitos.

Veja ainda qual será o nível de complexidade da produção, se mais simples ou mais complexa, com acabamento mais refinado. Verifique também quantos cenários serão necessários e se vai ser preciso contratar modelos.

Por fim, certifique-se sobre qual o orçamento disponível para as imagens e negocie como será a forma de pagamento.

Pesquisa

A próxima etapa é juntar todas essas informações e, a partir delas, fazer uma grande pesquisa de mercado e posicionamento.

Assim, consulte quais são as referências de qualidade do cliente, que exemplos ele tem em mente que podem servir de inspiração – e o que ele considera muito ruim ou distante da identidade que ele deseja transmitir nas fotos.

É importante saber ainda como os concorrentes se posicionam, quais características deles o cliente também gostaria de trazer para si e como fazer isso de forma criativa, sem parecer uma cópia. Inspiração é diferente de imitação!

Com isso em mãos, montamos um estudo com todas as referências visuais que consideramos importantes para o trabalho: paleta de cores, exemplos de cenários, estilo de iluminação etc.

Isso vai para o cliente e, quando aprovado, partimos para a sessão em si.

Pré-produção

Nessa etapa, deixamos pronto toda cadeia de serviço.

Assim, vamos em busca dos itens que serão necessários às cenas, planejamos a iluminação, montamos o estúdio – e, agendamos o trabalho dos retouches, ou seja, dos profissionais especializados em retocar as imperfeições das imagens.

Cada foto de still produzido leva entre 1h30 e 2h para ser tratada. Então, por exemplo, se o pacote a ser entregue para o cliente conta com 15 fotos, serão em média dois dias de serviço para se deixar tudo pronto. Esse prazo pode ser encurtado somente se o cliente contar com mais verba disponível, pois aí a equipe dedicada também pode ser maior.

Budget mais amplo também pode diminuir o tempo de serviço do fotógrafo, uma vez que permite a contratação de mais pessoas para a montagem de vários cenários ao mesmo tempo. Com isso, o profissional de fotografia consegue transitar de uma cena para outra, sem se preocupar com a construção de cada uma delas.

Entrega

Se o cliente participa da sessão de fotos, a primeira aprovação pode ser feita em tempo real. Se isso não for possível, todas as imagens são enviadas logo que o shooting termina para que ele faça a seleção.

As escolhidas seguem então para o retoque, são tratadas e novamente apresentadas ao cliente. Se não houver nenhuma alteração, encerramos o serviço e o still produzido está pronto!

“Esse tipo de fotografia exige um cuidado especial com o planejamento, desde o início ao fechamento do trabalho. É preciso que tudo esteja muito bem alinhado com o cliente e que ele entenda e concorde até onde é possível chegar com o orçamento disponível. São fotos que agregam muito, pois uma única imagem pode ser utilizada de diversas maneiras”, explica o sócio e diretor-técnico da Snapcomm, Caio Costa.

Contato

Conte para a gente: você já fez ou tem interesse em ofertar esse tipo de trabalho? Sinta-se à vontade e entre em contato.