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Lookbook: dicas para uma sessão eficiente e com fotos atrativas

Lookbook, foto com modelo ou ainda lookbook com modelo. Todos esses nomes definem o mesmo e bastante requisitado tipo de trabalho: fotografias de modelos vestindo peças escolhidas a dedo pelo cliente – compondo um visual que, ao mesmo tempo, transmite a mensagem da marca e seja vendável.

Não é uma tarefa fácil, pois há muitas variáveis em jogo. Neste tipo de clique, o produto não é o único foco: é importante escolher o modelo ideal, as poses, cenário, acessórios, figurino etc. tudo para que a comunicação correta seja atingida.

Neste artigo, listamos algumas características que fazem uma sessão de lookbook fluir bem e apresentar resultados satisfatórios ao cliente.

Conheça bem o cliente

É um alerta recorrente em nossos textos, mas é sempre bom frisar. Antes de qualquer sessão, acerte tudo com o cliente. Procure entender ao máximo o que ele precisa, onde as fotos serão utilizadas, se elas vão somente para o e-commerce ou se também serão divulgadas em redes sociais e grupos etc.

Também é preciso saber o que a marca pretende passar, qual a mensagem, quais objetivos, definir paleta de cores, caimento das roupas, perfil do modelo, se haverá ou não cenário, entre outras necessidades.

Num lookbook, é preciso mostrar como usar determinado produto, como fazer combinação de peças e estilo, tudo para que o consumidor se inspire, compre – e faça propaganda da loja para outras pessoas.

Outro ponto a ser discutido: o cenário do lookbook precisa conversar com o restante do site. Assim, é preciso saber qual a periodicidade das atualizações. Elas serão constantes? Se sim, é possível fazer os cliques em vários cenários. Serão mais espaçadas? Pense em algo que integre melhor a médio e longo prazo.

Seja por praticidade ou falta de budget, muitas marcas costumam aproveitar a sessão de fotos para fazer um “lookbook-campanha”. Ou seja, além dos cliques típicos de um lookbook, algumas imagens já são selecionadas para dar a cara de toda uma campanha ou coleção, sendo usadas em outros meios, como banners, por exemplo.

Para isso, pequenas dicas são úteis: acrescente objetos em cena ou uma luz diferente para esta foto da campanha. Pequenos “truques” como esse deixam a sessão mais versátil.

Profissionalismo

Uma sessão de lookbook envolve algo em torno de 70 a 100 looks! É bastante  coisa. Por isso, tenha uma equipe com experiência e “calejada” neste tipo de job.

Opte sempre por modelos que sejam rápidos na troca das peças e tenham um bom repertório de poses. Na verdade, talvez seja necessário mais de um, para dar a agilidade ideal ao processo.

Além do modelo e do fotógrafo, a presença de outros profissionais é bem importante:

. Stylist (estilista): para ajudar a montar os looks e, às vezes, a fazer a direção criativa;

. Cabeleireiro e maquiador: ambos com experiência em fotografia, que têm algumas peculiaridades próprias;

. Camareiro: são muitas peças em um lookbook, e todas precisam estar passadas e bem arrumadas, por isso, tenha em sua equipe uma pessoa ágil e experiente neste serviço;

. Diretor-criativo: se houver orçamento para a contratação de um, irá auxiliar na escolha do cenário, montagem do set, decisões sobre make e paleta de cores etc.;

. Produtor Executivo: responsável por toda a pré-produção, como locação, equipe, escolha de modelos, aluguel de acessórios, resolução de imprevistos, entre outros;

Outro ponto de extremo valor: alimente todo esse pessoal! Uma sessão de lookbook dura muitas horas. Pessoas com fome não rendem, se cansam e ficam de mau humor. Assim, não deixe faltar comida para que o astral fique lá em cima. Ah... uma boa trilha sonora ao longo do dia também é muito bem-vinda!

Pós-produção

Tão importante quanto a fluidez com o cliente e com a equipe no dia da sessão de fotos é o entrosamento com o pessoal da pós-produção.

Por isso, é importante integrar a máquina fotográfica à tela de um computador e contar com um auxiliar que acompanhe cada clique. Assim, alguns contratempos podem ser evitados, como perceber que determinada peça estava com um caimento mal resolvido.

Além disso, anote tudo o que precisa ser resolvido nos retoques. Por exemplo, pode acontecer de alguma roupa ainda ser piloto e não estar com um caimento totalmente pronto e agradável ao vestir o modelo; ou ainda: pode haver vincos e marcas que não saem 100% com o ferro de passar ou steamer.

Tudo isso pode ser corrigido em pós-produção, mas não deixe que somente o editor encontre essas falhas. Avise-o antes, pois fica muito mais fácil e evita que erros cheguem aos olhos do consumidor.

Dicas complementares

O que achou? Com essas dicas, esperamos que sua sessão de lookbook flua bem e seja eficiente e divertida!

Aqui em nosso blog, há outros artigos que podem ajudar a complementar o que explicamos aqui. Indicamos três:

. Como criar fotos com modelos para sua marca

. 4 dicas para deixar as fotos do seu lookbook incríveis

. Como produzir fotografia de moda com qualidade

Se você conhece outros macetes, não deixe de contar. Assim, o conhecimento se espalha e todos ganham. Aproveite ainda nossos comentários para enviar sugestões de artigos. Conte sempre com nossa ajuda para sua marca desempenhar melhor e encantar o seu público!