Como variar a oferta de serviços em fotografia
Sim, há muitos fotógrafos no mercado. Por outro lado, uma minoria percebe que, para se destacar da multidão, é preciso agregar serviços e soluções além da qualidade técnica. Em um segmento competitivo como o nosso, o cliente de fato tem muitas possibilidades de escolha, mas certamente vai se manter fiel aos profissionais que conseguirem entregar mais do que bons cliques.
Assim, elaboramos um pequeno guia com o que consideramos fundamental de se ter em uma empresa de fotografia. Tais características foram aprimoradas por nós mesmos na prática, nos inúmeros desafios do dia a dia, em busca de atendermos o melhor possível as necessidades dos clientes e as exigências do mercado.
Vamos a elas.
O cliente manda
Por mais comercial que seja a rotina, a maioria dos fotógrafos tem um apreço artístico pelo próprio trabalho – o que é ótimo, se isso não descambar para o individualismo. O que, infelizmente, acontece com certa frequência.
Ainda é comum uma inversão de ordem: em vez de o profissional se adequar e resolver as necessidades do cliente, é o fotógrafo quem força a barra e busca determinar que tipo de serviço ele vai se limitar a fazer.
Evidentemente, esse não é o jeito correto de se fazer negócio. É você que deve entender as demandas do mercado e adaptar todo seu processo, não o contrário.
Essa distorção ainda ocorre porque o mercado é dominado por fotógrafos autônomos, que não adequaram seu jeito de trabalhar ao ritmo e às exigências das empresas, cada vez mais digitais e em busca de soluções “para ontem”.
Isso nos direciona a uma segunda característica essencial nos dias de hoje.
Agilidade
Foi-se o tempo em que o cronograma de um job atendia a seguinte sequência: sessão de fotos, envio das imagens para o cliente, seleção, devolução, separação das fotografias escolhidas, tratamento das fotos, reenvio, nova aprovação... e por aí vai.
“Se você leva três dias para apresentar o produto final, já é tempo demais. As pessoas estão precisando das coisas rápidas”, afirma o sócio e diretor-técnico da Snapcomm, Caio Costa.
A solução? Fazer os cliques com a câmera conectada diretamente a um servidor na nuvem. Dessa forma, o cliente consulta as imagens ao mesmo tempo em que elas são feitas.
Também é fundamental evitar ao máximo as refações. Isso dá muito trabalho e desgasta tanto quem presta, quanto quem contrata o serviço.
Dessa maneira, melhore os processos de alinhamento de serviço, dedicando mais tempo e cuidado com a pré-produção e o alinhamento de expectativas. Tenha também variedade na produção de cada foto, com cenários e ambientações diferentes.
Tais coisas podem ser trabalhosas em um primeiro momento, mas com certeza privará você de ajustes posteriores – e muito mais custosos em todos os sentidos.
Isso só é possível ao se desenvolver outra habilidade: saiba terceirizar, montar boas equipes, de preferência com a produção centralizada em um único fornecedor.
Estruture-se
Ter um sistema de atendimento ágil também é importante. O cliente não pode se sentir abandonado em nenhuma etapa do processo.
Para isso, desenvolva uma estrutura mínima que seja de administração, capaz de absorver e entender como funciona a logística dos clientes, dando conta de atendê-las.
Desenvolva ordens de serviço para cada trabalho, tenha formatos diferentes de atendimento, de entrega e comunicação. Busque entender ferramentas de marketing, especialmente de marketing digital.
Tudo isso deve ficar nítido para quem procura seus serviços. Dessa forma, é necessário desenvolver um site que não seja somente um portfólio – mas sim que mostre essas qualidades agregadas, que apresente seus valores e como você soluciona problemas.
“É preciso ficar claro para o cliente que você é organizado. Isso inspira confiança e profissionalismo”, observa Caio.
Combos
Por fim, diversifique as combinações de serviços oferecidos. Ou seja, crie pacotes e combos com tipos diferentes de fotografia.
Por exemplo, imagine que você tem uma marca de vestuário como cliente. Ofereça um pacote que combine fotos para e-commerce, campanha still e lookbook.
Isso mostra que você tem capacidade de produção, entende do riscado e é criativo o suficiente para pensar e executar três serviços em um só.
“Em geral, as necessidades dos clientes são muito semelhantes. Eles precisam de serviços de qualidade, confiáveis e rápidos. Ofereça isso e você terá grandes chances de sucesso”, conclui Caio.
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