Tipos de fotografia: como funciona o processo criativo de campanhas

Um dos tipos de fotografia mais desafiadores do mercado é o das campanhas de moda. Mais do que registrar a forma, textura, cor etc. de um produto, as campanhas revelam todo um estilo de vida com o qual a marca deseja que seus clientes se identifiquem – e comprem.

Por isso, trata-se de um dos trabalhos mais elaborados do meio, com um bom número de profissionais envolvidos, muita conversa, troca de informações, ajustes e uma longa e exigente sessão de fotos.

Selecionamos alguns aspectos desse tipo de clique e fizemos um passo a passo, voltado tanto para clientes, quanto para fotógrafos e outros profissionais que desejam saber um pouco mais sobre as campanhas. Quem dá as dicas é a diretora de fotografia de moda e sócia da Snapcomm, Vivi Gondek.

Muita conversa e mood board

Logo de início, tenha uma longa conversa com o cliente. Entenda tudo o que ele deseja passar na campanha – e com sua própria marca: a razão de tê-la criado, quais as inspirações, quais marcas são parecidas com a dele, qual o público a ser atingido, qual a atmosfera que se deseja transmitir e quais os objetivos. Quanto mais detalhes, melhor.

A partir dessa conversa, o profissional criativo, com ajuda do cliente, vai elaborar e apresentar o chamado mood board: um painel com imagens de referência sobre alguns aspectos importantes do trabalho e que a marca gostaria que transparecessem nas fotos: cores, poses, estilo de modelos, sentimentos, emoções, cenários, acessórios etc. Novamente: quanto mais informação, melhor.

Outro ponto fundamental: orçamento. Quanto maior e mais complexa for a campanha, mais verba é necessária. Assim, aprove tudo com o departamento de compras do cliente. Não se pode dar início a uma produção e, na metade, saber que o dinheiro reservado para tal é insuficiente.

Correr atrás de tudo

Tudo acertado, é hora de buscar tudo o que a campanha demanda: locação, cenário, objetos, móveis, agências de modelo, marceneiros, maquiadores, cabeleireiros, assistentes, stylists, entre outros. Uma campanha, em média, envolve algo entre dez e 12 profissionais de diferentes segmentos.

Os modelos, por exemplo. É preciso ver com antecedência quais estarão disponíveis para a data da sessão de fotos. Além disso, eles terão um perfil mais comercial ou mais alternativo? Há agências especializadas para ambos os casos e o que definirá qual estilo será utilizado na campanha é o mood board criado na etapa inicial.

A partir dele também é feito todo trabalho de direção criativa: que tipo de luz será usada, quais as características do cenário, será uma campanha com fotos mais vivas, que transmitem fortes emoções, ou algo mais sóbrio e sério? Tudo isso, claro, precisa ser repassado para o cliente analisar, aprovar ou solicitar alterações. 

O dia da sessão

Dois ou três dias antes, já é preciso lembrar todos os envolvidos sobre a data da sessão de fotos – e sobre os horários de cada etapa da sessão, se haverá café da manhã, almoço, café da tarde etc.

Diferente dos cliques para lookbook ou de fotografias still, que exigem grande quantidade de imagens, não são feitas muitas fotos nas campanhas – de 12 a 15 ao longo do dia. No entanto, cada uma delas é muito bem pensada e estudada antes e é composta por muitas variáveis.

Para que não haja erro, é crucial que o mood board esteja em mãos, bem como um guia que sinalize o que deve compor cada imagem. Por exemplo: tal cena será feita com a modelo X, que usará o look Y, com o acessório Z... e por aí vai.

Essa organização quadro a quadro é fundamental para que as necessidades do cliente e da equipe envolvida sejam atendidas sem desperdício de tempo e dinheiro para ninguém.

Retoques

Após a sessão, as melhores fotos são pré-selecionadas e já recebem um primeiro tratamento com ajustes nos brilhos e tons. Elas então são encaminhadas para aprovação do cliente.

Assim que retornam, são feitos os retoques mais detalhados e definitivos em uma dessas fotos: limpeza de cenário e do chão, tratamento da pele dos modelos, adição de algum filtro especial que dê um clima pretendido a toda imagem, entre outros.

Essa foto é enviada mais uma vez ao cliente; só após uma nova aprovação, enfim, todos os ajustes são feitos em todas as imagens. Fim de jogo!

“Diferente das fotos para e-commerce, em que tudo precisa estar muito claro, com as roupas aparecendo em determinado tipo de luz específica etc., nos cliques de campanha nada disso é super exigido. Ela serve para transmitir um estilo de vida e, por meio dele, o desejo de se comprar determinado produto. Por isso, conhecer a fundo a alma da marca é essencial”, resume Vivi.

Gostou desse passo a passo? Aqui no blog da Snapcomm há uma série de outros artigos que complementam a experiência de leitura deste texto. Por isso, conheça nossos outros materiais e, se possível, entre em contato. Até!