Desafios E Soluções De Imagens Do Mercado de Cosméticos
Produtos com cores que precisam de representação fiel, embalagens que sofrem alterações de última hora, lotes que atrasam e precisam de fotos urgentes: o mercado de cosméticos e produtos de higiene pessoal possui características especiais que se refletem nas demandas de produção de conteúdo visual. Continue a leitura para conhecer algumas delas e como essas demandas podem ser resolvidas.
Tipos de empresas desse mercado e que tipo de conteúdo precisam
O mercado de beleza é muito amplo e existe uma gama enorme de negócios dentro da cadeia, de revendedores informais a grandes fabricantes e distribuidoras.
Essa pluralidade de perfis significa também uma variedade de necessidades quando consideramos os canais e conteúdos que cada um desses players precisam para se posicionar e vender em um segmento de alta competitividade.
De forma geral, podemos agrupar esses perfis seguinte maneira:
Micro-empreendedores revendedores e representantes individuais:
Com pouca verba e estrutura, os profissionais individuais costumam popular
pequenos e-commerces com imagens profissionais distribuídas pelos fabricantes e marcas, enquanto mídias sociais normalmente são abastecidas com artes e vídeos criados por eles mesmos, pelo menos em um primeiro momento.
Revendedores e distribuidores pequenos, médios e grandes
Revendas e distribuidoras também podem contar em partes com o material fornecido pelos fabricantes para montar usarem em seus e-commerces, artes em mídias sociais e outros canais, além de catálogos digitais e impressos.
Para empresas desse porte, a produção de conteúdo visual para todos os canais de contato, vendas e comunicação já são feitas por profissionais especializados, de freelancers a produtoras e agências de publicidade, ou ainda através da internalização da produção completa ou parcial, variando com demanda e recursos disponíveis.Fabricantes e marcas próprias de todos portes
O segmento de fabricantes sempre vai produzir fotos e vídeos exclusivos desde o primeiro momento, tanto para comercializar e comunicar seus produtos quanto para abastecer os revendedores, distribuidores e franqueados.
Assim como no caso anterior, esse material é produzido por profissionais, produtoras e agências terceirizadas ou através de um time interno.
Sempre será possível misturar soluções para atender desafios específicos. Atendemos empresas que terceirizam sua produção entre freelancers e agências, e outras que possuem um time interno para produção de conteúdo em vídeo mas terceirizam a fotografia, por exemplo.
Amostra de demandas e soluções por grupos
Listamos abaixo 3 casos de empresas de segmentos diferentes no mercado de cuidados pessoais, cada um com necessidades e objetivos de acordo com o momento.
Vale notar a variação na estrutura de produção que já existia em cada marca e de que formas a sua participação consegue influenciar o resultado final do projeto.
Cliente 1 : Pequena marca de itens de bem-estar
Porte: Micro
Perfil: Marca de produtos para bem-estar como manteigas corporais, oil blends, sabonetes, aromatizadores de ambiente.
Objetivo: Marca iniciante com portfólio pequeno de produtos, verba limitada, itens para público A e B. Precisava de fotos para e-commerce que também pudessem ser usadas em mídias sociais.
Solução: A marca já havia definido a proposta visual das imagens e preferiu fazer um investimento inicial maior que o programado para receber fotos com um acabamento premium e garantir o impacto das ações com o público alvo.
Com o material conseguiu ativar seu e-commerce e canais de mídias sociais e mantendo uma estratégia de otimização de vendas de poucos produtos, atualmente trabalha com mais intensidade suas mídias sociais com um mix de conteúdo feito internamente num formato mais amador em conjunto com produções profissionais para lançar produtos e anúncios.
Cliente 2 : Importadora e distribuidora com marca própria
Porte: Média
Perfil: Marca de cosméticos, produtos de cuidado pessoal e para casa com linha completa e atuação em todo o território nacional
Objetivo: A marca já tinha um formato de produção de conteúdo satisfatório para mídias sociais, anúncios e ações, mas precisava que as entregas das imagens para seu e-commerce chegassem com mais velocidade e com menos erros.
Todos os meses pelo menos 30 novos itens entram na esteira de produtos e precisam ser lançados no menor tempo possível. Não existe um padrão de ângulos e cada item precisa de um grupo específico de imagens, além de alguns produtos sofrerem alterações de última hora e precisarem ser fotografados novamente ou alterados na edição com prazos de entrega contraídos.
Solução: Para garantir a entrega em prazos curtos, um briefing é enviado todos os meses com a previsão de lançamentos daquele para aquele período, a data de envio dos produtos e referências dos ângulos em que os produtos devem ser fotografados.
Essa organização por parte do cliente permite que a nossa fila de pedidos possa ser alterada para sempre acomodar suas solicitações, além de evitar retrabalhos com o envio antecipado de referências, criando espaço para alinhamentos prévios em todas as sessões.
Cliente 3: Indústria metalúrgica de cutelaria para higiene pessoal
Porte: Média
Perfil: Indústria metalúrgica com mais 50 anos com atuação no mercado nacional e internacional, especializada em produção de alicates de unha, pinças e outros produto de aço para higiene pessoal.
Objetivo: A marca estava ativando um novo canal de vendas num marketplace internacional. Eles já possuíam imagens dos produtos, mas eram renderizações 3d e o que desejavam eram representações mais naturais dos produtos, além de fotografias com modelos utilizando os itens.
O cliente apresentou referências dos maiores concorrentes no novo canal e desejava que suas imagens tivessem uma qualidade superior e estética diferenciada para se destacar na vitrine do marketplace.
Solução: Recebemos os produtos com antecedência para estudar os melhores ângulos e iluminação com base em uma série de referências enviadas pela equipe de marketing. Com os testes aprovados, produzimos as imagens em still enquanto o casting dos modelos era feito e foi possível comprimir o tempo de produção das fotos humanizadas devido aos testes realizados previamente.
Conclusão
No mercado de cosméticos e produtos de cuidados pessoais a percepção de valor está intimamente associada à apresentação dos produtos (característica também do mercado de luxo) e a participação ativa dos clientes é essencial para garantir os resultados necessários.
O mix de fornecedores sempre será interessante para resolver demandas variadas, normalmente com produtoras resolvendo desafios parrudos e freelancers especializados cuidando de demandas pontuais, se fizer sentido.
Se quiser saber mais sobre os tipos de profissionais que fornecem serviços de produção de fotos, leia o artigo sobre terceirazação x internalização de produção.
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